Resposta social desenvolvida em 3 apartamentos inseridos na comunidade local, destinada a apoiar a transição para a vida adulta de 13 jovens do género masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, com medida de promoção e proteção, que possuem competências pessoais específicas.
Em 2009, foram criados dois apartamentos com capacidade para oito jovens.
Em 2023, celebrou-se um novo acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social que permitiu a abertura de mais um apartamento para 5 jovens.
Tem como objetivos gerais: a promoção da autonomia para a inclusão social e profissional dos jovens, tendo por base o desenvolvimento de competências e a satisfação das necessidades fundamentais; a realização de atividades lúdicas e socioculturais, direcionadas para seis áreas de desenvolvimento – afetivo, social, intelectual, físico, caráter e espiritual, criando oportunidades educativas.
Prioritariamente, permite dar seguimento ao percurso de crescimento e de autonomia dos adolescentes e jovens institucionalizados na Casa de Acolhimento da Fundação, que não podendo ser reintegrados na família, necessitam de continuar a ser apoiados, de forma consistente, na concretização dos seus objetivos. Mas também constitui uma opção para os casos de jovens provenientes diretamente da família (a quem é aplicada a medida de Acolhimento Residencial) ou de jovens que vêm transferidos de outra Instituição.
Missão
Visão
Ser uma referência educativa, concretizando uma intervenção de proximidade, focada na capacitação dos jovens rumo à felicidade – experiência de valor e possibilidade de mudança.
Princípios Orientadores da Intervenção
- Responsabilidade e Liberdade
- Confiança e Vinculação
- Simplicidade e Felicidade
- Autonomia e Independência
- Humildade e Compromisso
- Coerência e Flexibilidade